Dicas & Mídia

Prepare sua pele para o verão

Todos sabemos que hábitos de vida saudáveis fazem bem ao nosso corpo. E não poderia ser diferente em relação à nossa pele e aos nossos cabelos!

Sendo assim, devemos procurar:

  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas, proteínas e minerais. Dar preferência às gorduras boas e restringir os carboidratos. No verão, devemos abusar dos carotenoides, que promovem um bronzeado mais saudável, já que auxiliam a combater os efeitos nocivos da radiação.
  • Ingerir bastante água!
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e o fumo.
  • Praticar atividades físicas regularmente.

Em relação aos cuidados com a face, devemos aproveitar o período pré-verão para tratar as manchas, já que a exposição ao sol tende a aumentá-las. No verão, a maioria dos pacientes deve descontinuar o uso de ácidos que sensibilizam a pele e substituí-los por outros ativos clareadores, como a vitamina C e outras substâncias despigmentantes. Além disso, os pacientes devem abusar dos filtros solares, que precisam ser usados diariamente e reaplicados a cada 2 horas quando estamos expostos ao sol. A limpeza adequada da pele é essencial, já que no verão a pele tende a ficar mais oleosa e acneica.

Como a exposição à radiação é maior, outras medidas físicas de proteção são importantes, como o uso de óculos escuros, chapéus, roupas com filtro UV e uma boa sombra.

Eu, particularmente, gosto muito de prescrever os fotoprotetores orais, que não substituem os protetores tópicos, mas são excelentes coadjuvantes na proteção, especialmente para aqueles pacientes que tendem a desenvolver manchas ou outras doenças relacionadas à radiação.

Alguns tratamentos e tecnologias podem (e devem) ser realizados no verão para a manutenção de uma pele bonita e saudável, como alguns tipos de peeling e lasers que não sensibilizam a pele. Isto vai variar de acordo com a individualidade de cada paciente e da indicação de seu dermatologista.

Em relação ao corpo, devemos cuidar para que a pele esteja sempre bem hidratada. Para isso, recomendamos banhos com água fria ou morna e o uso diário de hidratantes.

Atualmente, contamos com várias tecnologias excelentes para alcançar um corpo bonito e saudável! Dispomos de aparelhos para o tratamento da gordura localizada, celulite, flacidez e estrias. Entre eles estão a radiofrequência (Legacy), a criolipólise (Coolsculpting), o ultrassom macrofocado (Ultraformer), os lasers fracionados. Os bioestimuladores injetáveis também são excelentes para ajudar na firmeza da pele e redução da celulite, e também contamos com a velha e boa drenagem linfática e o detox corporal, que ajudam a afinar a silhueta já na primeira sessão. Como alguns tratamentos são realizados em sessões, os pacientes devem começar a se preparar com pelo menos 3 meses de antecedência.

É importante lembrar que os cabelos também são extremamente danificados pelo sol e, por isso, devemos utilizar sempre o protetor solar para os fios, assim como produtos de qualidade que sejam capazes de hidratar e nutrir as madeixas.

Reequilibrar os cabelos depois dos danos do verão é importantíssimo para devolver seu brilho e maciez. Evite utilizar secador para não ressecar os fios e, para protegê-los dos raios ultravioleta, use bonés, chapéus ou lenços. Se for lavar o cabelo todos os dias, procure produtos sem agentes nocivos, como parabenos.

Use sempre água fria ou morna para lavar os fios, pois a água quente pode aumentar a oleosidade e favorecer a dermatite seborreica. A alimentação também influencia a saúde dos cabelos, por isso, mantenha sua dieta rica em proteínas, aminoácidos, ômegas 3 e 6, substâncias presentes em carnes, ovos, peixes, oleaginosas, cogumelos e laticínios. Após a praia, procure nutrir os fios utilizando produtos hidratantes, como ceramidas e manteiga de karité e, para restaurar, invista nas máscaras de reparação intensa. O uso diário de silicones e reparadores de ponta também é bem-vindo!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email