Dicas & Mídia

Saiba como preparar adequadamente sua pele para a maquiagem

Uma pele bem-feita é o ponto de partida para qualquer maquiagem! E para isso não podemos esquecer dos cuidados básicos de rotina com a pele para mantê-la bonita. Limpar, tonificar, hidratar, utilizar protetor solar e os produtos prescritos pelo dermatologista diariamente é fundamental! Além disso, outros fatores também influenciam na saúde e beleza da pele, tais como: genética, dieta (alimentação saudável e ingesta hídrica adequada), estilo de vida (praticar atividades físicas, dormir bem e evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas são benéficos), hormônios e o clima local.

De qualquer forma, estas etapas não devem ser nunca esquecidas para ter uma pele bem-feita antes da maquiagem: limpar adequadamente, tonificar (pode ser um produto adstringente ou não, dependendo do tipo de pele), hidratar e utilizar um primer. A pele hidratada mantém a maquiagem bonita por mais tempo e evita que ela fique craquelada. E o primer ajuda a fechar os poros e mantém a maquiagem por mais tempo na pele.

Outro produto muito interessante para ser utilizado também são as águas termais ou águas de beleza, que ajudam a hidratar a pele, fechar os poros e fixar a maquiagem. Elas podem ser utilizadas antes do hidratante e reaplicadas a qualquer momento do dia, para fixar a make. Alguns maquiadores gostam de utilizá-las entre a base e o pó.

E tão importante quanto preparar a pele para receber a make, é removê-la adequadamente. Dormir com a maquiagem, nem pensar! Ela obstrui os poros e contribui para a formação de cravos e espinhas. A melhor forma de removê-la é a seguinte:

– Pré-remoção com lenços umedecidos (há lenços próprios para a remoção da maquiagem);

– Demaquilante: pode variar de acordo com o tipo de pele (seca, oleosa ou mista); as soluções micelares são boas opções para todos os tipos de pele;

– Área dos olhos: merece atenção especial e uso de demaquilante específico, já que a máscara de cílios é mais difícil de ser removida e os resíduos podem levar ao ressecamento e até a quebra ou queda dos fios. Portanto, devemos utilizar demaquilantes bifásicos para esta região, realizando movimentos de cima para baixo dos cílios.

– Lavar a pele com água fria, de preferência. Deve ser utilizado sabonete específico para cada tipo de pele, de preferência com pH neutro. A água fria ajuda a fechar os poros, e pode ser utilizado um tônico em seguida, também. Após essa etapa, a pele já está novamente pronta para receber os cremes noturnos.

CUIDADOS ESPECIAIS PARA TODOS OS TIPOS DE PELE

Qualquer tipo de pele necessita de cuidados especiais para se manter bonita e saudável. Seguem abaixo os três passos essenciais:

– LIMPEZA: inclui o uso de um sabonete específico para a face e de um tônico para complementar e garantir a limpeza completa da pele.

– HIDRATAÇÃO: esta etapa é a mais variável de todas, pois pode incluir um creme, um sérum, ativos antioxidantes, firmadores, secativos ou apenas hidratantes mesmo.

– PROTEÇÃO: todos sabemos que esta etapa é indispensável, já que é ela que nos protege contra os efeitos nocivos da radiação, como o câncer de pele e o envelhecimento cutâneo. Pode parecer simples, mas não é! A combinação dos ativos vai fazer toda a diferença na qualidade e viço da sua pele! Portanto, não escolha por conta própria, muito menos “copie” a receita da sua amiga…consulte seu dermato de confiança!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email